Corretoras Associadas

Consultoria Imobiliária

29.2.12

Organize as contas e realize o sonho da casa própria

Se você quer um imóvel pra chamar de seu, mas as contas não fecham, talvez falte apenas educação financeira.


Imóvel é o bem mais caro que a maioria das pessoas adquire em toda vida. Não é pra menos que o sonho da casa própria de muita gente acaba esbarrando justamente na questão financeira. Se você é um dos brasileiros que não vê a hora de ter um imóvel pra chamar de seu, mas não consegue fazer a conta fechar com essa dívida, há boas notícias: talvez o que falte para você seja, simplesmente, educação financeira.

“É muito comum clientes que nunca conseguiram realizar uma poupança alcançarem o sonho de adquirir o primeiro imóvel, por meio da educação financeira. Esse sistema possibilita que a pessoa conheça o potencial do salário ou renda”.

O primeiro passo para organizar as contas é saber exatamente quanto entra e quanto sai todo mês, em outras palavras: controlar gastos e rendimentos, inclusive aqueles informais. “Muitos clientes não regularizam pequenas dívidas ou restrições por falta de informação. Além disso, é muito comum deixarem de pagar em dia suas contas por falta de controle e não por falta de recursos. Estes pequenos atrasos prejudicam o cliente em uma análise de crédito”.

Depois desse levantamento, é possível analisar o potencial de compra e limite de crédito: descontando todos os gastos fixos e reservas para despesas emergenciais, quanto sobra no final do mês? Há dívidas que podem ser quitadas em curto prazo para dar mais folga no orçamento?

Chega a hora, então, de analisar as possibilidades, dentro do seu limite de crédito, e planejar os passos rumo à casa própria. Se você paga aluguel e a folga financeira ao final do mês é pequena, por exemplo, talvez a melhor opção para você seja financiar um imóvel usado ou pronto para morar, pagando o maior valor de entrada possível. Nesse caso, avalie a possibilidade de utilizar o FGTS, ou então calcule quanto tempo você levará para poupar o valor que precisa para dar como entrada, considerando que não se deve comprometer mais do que 30% da renda com as prestações do imóvel.

Planejamento feito, é preciso ter disciplina para manter os gastos sob controle e poupar o que for necessário.



A aquisição de um imóvel na planta, para muitas pessoas, representa o meio mais viável pela facilidade de pagamento da entrada que será parcelada durante a obra. Nesse caso veja alguns critérios para a escolha do seu empreendimento:


1- Acessibilidade;
2- Vizinhança;
3- Posição em relação ao sol;
4- Potencial de valorização;
5- Condições ambientais (áreas sujeitas a enchentes, etc.);
6- Ruídos;
7- Construtora.


Pronto. Fazendo essas análises você está apto para fazer a escolha do seu imóvel. 
*Mas lembre-se, grandes projetos exigem grandes esforços e precisa que se dê o primeiro passo. Coloque seu sonho como prioridade e você alcançará seu objetivo.


Sucesso na realização do seu sonho !